Title: Melhores práticas internacionais de salvaguardas socioambientais e sua aplicabilidade ao seguro de crédito à exportação brasileiro
Authors: Rocha, Érico Rial Pinto da
metadata.dc.contributor.other: Young, Carlos Eduardo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 39 páginas
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Érico Rial Pinto da Rocha
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Abstract: A ampliação do comércio internacional verificada nas últimas décadas, em cenário de expansão da globalização e de adensamento das cadeias globais de valor com consequente fragmentação do processo produtivo em nível global, tem acarretado impactos significativos ao meio ambiente. Considerando o papel dos Estados na promoção das exportações, o presente trabalho busca analisar as melhores práticas internacionais de salvaguardas socioambientais existentes no arcabouço de regulamentação internacional sobre o apoio oficial à exportação, com ênfase nos foros da OCDE e na análise dos Common Approaches. Tal análise se insere no esforço de aproximação entre as questões de integridade socioambiental e o financiamento ao comércio exterior brasileiro, de modo a possibilitar a discussão da aplicabilidade da incorporação destas práticas nas políticas públicas nacionais de apoio oficial, em especial no Seguro de Crédito à Exportação (SCE), lastreado no Fundo de Garantia à Exportação (FGE), nos termos da Lei no 9.818, de 23/8/1999.
Keywords: comércio internacional;  exportação;  gestão socioambiental;  meio ambiente;  crédito;  seguro
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
metadata.dc.educational.context: 384 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5357
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGPA_TCC_Erico_Rocha.pdfartigo principal370.01 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.