Title: A inclusão social dos catadores de materiais recicláveis do lixão da Estrutural, em Brasília/ DF, e as Políticas Nacional e Distrital de Resíduos Sólidos.
Authors: Luiz, Bruno Nóbrega
metadata.dc.contributor.other: Rossi, Maria Sílvia (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 22 p.
Issue Date: Jul-2020
metadata.dc.rights.holder: Bruno Nóbrega Luiz
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente
Abstract: O artigo buscou avaliar os resultados da política pública de inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, no tocante ao reconhecimento do seu papel social, da melhoria das condições de trabalho e de oportunidades de inclusão social e econômica após o fechamento do Lixão da Estrutural, partindo da seguinte pergunta: “O que mudou na vida dos catadores de materiais recicláveis do Lixão da Estrutural, no Distrito Federal, após o seu fechamento, em janeiro de 2018”. Embora gere vantagens ambientais indiscutíveis, sobressaem desafios nos aspectos sociais e econômicos para este segmento. A coleta de materiais recicláveis constitui, para muitos trabalhadores, única forma de garantir sobrevivência e possibilidade de inclusão no mercado de trabalho. Neste trabalho, o advento da pandemia levou à utilização de fontes secundárias, mediante entrevistas em matérias jornalísticas, para a construção do diagnóstico da nova situação, com foco na percepção das relações de trabalho, as condições em que desempenhavam suas funções e as práticas do trabalho em cooperativas de reciclagem. As análises revelaram avanços obtidos no contexto histórico de relações de trabalho precárias e informais dos catadores e suas organizações. Ainda existem importantes desafios no processo de melhoria das condições de vida destes trabalhadores na transação da informalidade para a economia formal do Distrito Federal.
Keywords: resíduos sólidos;  cooperativismo;  inclusão social;  catadores;  reciclagem;  políticas públicas;  meio ambiente;  sustentabilidade
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
metadata.dc.educational.context: 384 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5355
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGPA_TCC_Bruno Nobrega.pdf22247.21 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.