Title: Defesa da Concorrência Categoria Estudantes de Graduação 1º Lugar: Tutela de urgência e efetividade no processo administrativo brasileiro
Authors: Oliveiras, André Luiz Pereira de
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 78 páginas
Issue Date: 2008
metadata.dc.rights.holder: André Luiz Pereira de Oliveiras
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: O trabalho apresenta um modelo de aplicação das modalides de tutela de urgência no processo administrativo antitruste, de acordo com suas peculiaridades. Efetiva-se a análise do processo administrativo regulamentado pela lei 8884/94 pela sua efetividade, a fim de se detectar a possibilidade de aplicação das medidas de tutela de urgência oriundas do processo civil. . A efetividade no antitruste então pressupõe não somente uma atuação regular do Estado por meio do processo, mas também que esta seja tempestiva, de forma a atender realmente aos fins a que se predestinam. Partindo da concepção do processo como instrumento de promoção de uma Administração Pública democrática e consensual e de uma análise crítica do sistema constitucional da ordem econômica, por meio tanto da revisão bibliográfica dos principais autores da área quanto de pesquisa documental acerca dos posicionamentos jurisprudencias do órgão de defesa da concorrência, procuramos demonstrar serem aplicáveis os mecanismos processuais de urgência no processo administrativo antitruste, os quais devem ser aplicados pré-requisito à efetividade tanto do processo quanto da atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.
Keywords: concorrência;  processo administrativo;  efetividade;  direito econômico;  antitruste
Target: Tema 1: Defesa da concorrência
Monografia apresentada ao Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2008
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN impresso 9788561200022.
Texto publicado no Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5286
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1-lugar-tema-1-estudantes.pdf237.22 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.