Regulação Econômica Categoria Estudantes de Graduação 3º Lugar: Déficit democrático e legitimação do modelo brasileiro de agências reguladoras independentes através da criação de mecanismos de participação dos administrados
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fidalgo, Carolina Barros | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-25T20:58:03Z | - |
dc.date.available | 2020-08-25T20:58:03Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5281 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre o déficit de legitimidade democrática das Agências Reguladoras Independentes brasileiras, bem como sobre a participação dos administrados no processo decisório dessas entidades, mecanismo apontado pela doutrina e previsto no ordenamento jurídico brasileiro com vistas à supressão da aludida deficiência. O objetivo do estudo é, em síntese, o estudo do tema da participação social nos procedimentos administrativos, abordando-se os seus principais benefícios, eventuais pontos negativos, necessidade de previsão em lei, dentre outros aspectos. A metodologia empregada na monografia é descritiva de cunho meramente teórico. Neste sentido, utilizou-se basicamente o método de pesquisa bibliográfica. A relevância da monografia decorre do fato de que a participação da sociedade na tomada de decisões das agências reguladoras possui um papel fundamental, legitimando o processo decisório, na medida em que permite a reunião de um maior número de informações e uma visão mais completa dos fatos e das questões relacionadas ao seu objeto, garantindo, assim, melhores resultados, bem como a diminuição dos conflitos entre administração e administrados. Por sua vez, o aperfeiçoamento das técnicas existentes de participação importará na maior eficiência na realização do interesse público; maior satisfação dos interesses privados; maior transparência das atividades administrativas; maior moralidade e imparcialidade das decisões administrativas; maior lastro de autoridade conferida às decisões; maior estabilidade; maior grau de segurança jurídica; diminuição dos 3 conflitos entre administração e administrados; e, consequentemente, maior legitimidade às decisões administrativas. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Esaf | pt_BR |
dc.subject | agência reguladora | pt_BR |
dc.subject | déficit | pt_BR |
dc.subject | audiência pública | pt_BR |
dc.subject | regulação | pt_BR |
dc.title | Regulação Econômica Categoria Estudantes de Graduação 3º Lugar: Déficit democrático e legitimação do modelo brasileiro de agências reguladoras independentes através da criação de mecanismos de participação dos administrados | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Carolina Barros Fidalgo | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 65 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Orçamento e Finanças | pt_BR |
dc.description.additional | ISBN impresso 978-85-61200-0105 | pt_BR |
dc.description.additional | Texto publicado no II Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica | pt_BR |
dc.educational.description | Monografia apresentada ao II Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2007 | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especializado | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
3-lugar-tema-2-estudantes.pdf | 225.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.