Title: Regulação Econômica Categoria Profissionais 1º Lugar: Entre a proteção e a eficiência: evidências de seleção adversa no mercado brasileiro de saúde suplementar após a regulamentação
Authors: Alves, Sandro Leal
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 74 páginas
Issue Date: 2007
metadata.dc.rights.holder: Sandro Leal Alves
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: Esta monografia analisa o efeito da regulamentação do mercado de planos e seguros de saúde privados no Brasil sobre a eficiência econômica do setor. Grande parte da regulamentação está centrada na proteção e ampliação de direitos de alguns grupos de consumidores de alto risco, o que pode ter efeitos sobre a eficiência econômica do mercado e sobre a sua própria sustentabilidade no longo prazo. A partir da implementação de testes econométricos, foi possível identificar a presença de seleção adversa no setor após a implantação do marco legal, em 1998. A presença de seleção adversa aponta para o possível trade-off entre a proteção objetivada pela regulação e o desenvolvimento do mercado. Algumas medidas podem aliviar a seleção adversa, mas eliminá-a ou mesmo reduzi-la exige mudanças na legislação o que envolve, antes de tudo, valores sociais.
Keywords: regulação;  eficiência;  avaliação;  consumidor
Target: Monografia apresentada ao Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2007
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN impresso 978-85-61200-01-5
Texto publicado no Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5276
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2015)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1-lugar-tema-2-profissionais.pdf361.59 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.