Title: Categoria Profissionais 3° Lugar: Avaliação quantitativa do poder de mercado: uma aplicação ao oligopólio do cimento.
Authors: Silva, Marcelo Resende de Mendonça e
Zeidan, Rodrigo Mariath
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 47 páginas
Issue Date: 2006
metadata.dc.rights.holder: Marcelo Resende de Mendonça e Silva
Rodrigo Mariath Zeidan
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: O trabalho mostra como a abordagem da Nova Organização Industrial Empírica (New Empirical Industrial Organization-NEIO) pode ser útil para capturar a dinâmica de um mercado, revelando importantes informações para decisões de políticas de defesa da concorrência. Para tanto, considerou-se uma formulação dinâmica de um modelo NEIO aplicado ao setor de cimento da região Sudeste brasileira. Os resultados mostraram-se satisfatórios, com todos os sinais dos coeficientes estando de acordo com a teoria econômica. Como esperado, foi encontrado poder de mercado não desprezível nesse mercado. Os resultados para os parâmetros que indicam a conduta média do mercado apontam para um maior poder de mercado de curto prazo em relação ao longo prazo. Esse resultado é compatível com o esperado na literatura econômica, dado que as empresas normalmente apresentam maior poder de mercado no curto prazo, com maior concorrência no longo prazo. A análise desenvolvida avançou em relação à literatura ao considerar a questão da estabilidade estrutural dos parâmetros. Assim, pode-se perceber que a análise da diferença quantitativa entre o comportamento de curto e de longo prazo permite mapear a dinâmica da indústria e sua conduta muito além de uma simples análise baseada no cálculo de índices de concentração.
Keywords: avaliação;  economia de mercado;  oligopólio
Target: Monografias em defesa da concorrência e regulação econômica
Target Audience: Especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN Impresso 85-61200-00-6
Texto publicado no Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2006
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5200
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3-lugar-tema-1-profissional.pdf247.14 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.