Title: Arquitetura e desempenho organizacional da Diretoria de Ensino da Aeronáutica – uma avaliação da funcionalidade do novo arranjo
Authors: Campos, Vinicius Irineu
metadata.dc.contributor.other: Souza, Regina Luna Santos de (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 Páginas
Issue Date: Apr-2020
metadata.dc.rights.holder: Vinicius Irineu Campos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O artigo analisa a implementação de uma nova estrutura organizacional no Departamento de Ensino da Aeronáutica, em um contexto de reestruturação em todo o Comando da Aeronáutica iniciado no ano de 2015. O formato de Departamento dificultava a formação de uma visão de conjunto, afetando igualmente sua a coordenação e a integração entre os diversos componentes do sistema, apesar de facilitar a eficiência interna. Buscou-se assim um modelo de arquitetura organizacional sistêmica, flexível, orgânica, que se adaptável aos anseios do Comando da Aeronáutica para o Sistema de Ensino na Força Aérea. Por meio de uma análise SWOT das competências estratégicas dos principais gestores da Diretoria de Ensino, avaliam-se as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que margeiam a funcionalidade desse novo arranjo organizacional.
Keywords: ensino;  estrutura organizacional;  aeronáutica
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5162
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinicius Irineu Campos.pdfArquivo principal1.11 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.