Title: Identificação dos custos administrativos dos processos de compras da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH
Authors: Motta, Carlos Vinícius de Souza
metadata.dc.contributor.other: Fernandes, Ciro Campos Christo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 24 páginas
Issue Date: Apr-2020
metadata.dc.rights.holder: Carlos Vinícius de Souza Motta
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Logística e Compras Públicas
Abstract: Este trabalho tem por objetivo identificar e estimar os custos administrativos dos processos de contratação das unidades hospitalares da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, empresa realizados por meio de pregão eletrônico, de forma que se possa planejar adequadamente o modelo de compras da estatal, com foco em centralização de procedimentos que permitam sua maior sustentabilidade operacional. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quanti, a partir da análise dos processos administrativos de compras da empresa. Foram analisados os pregões eletrônicos realizados por 4 das 40 unidades hospitalares da Ebserh, homologados no exercício de 2019, o que representa 10% dos certames realizados pela rede. O levantamento apontou há grande potencial para maior eficiência operacional da estatal, decorrentes da redução de custos administrativos alcançada por meio da centralização de processos de contratação, da ordem de R$ 1 milhão por licitação realizada.
Keywords: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH;  compras governamentais;  administração pública;  processo administrativo
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em gestão pública
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5133
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Vinicius de Souza Motta.pdfartigo principal328.77 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.