Title: Dialogando com as comunidades do município de Viana-ES: estratégia de gestão para redução da incidência da dengue
Authors: Vita, Sandra Regina da Silva
metadata.dc.contributor.other: Gadelha, Carlos (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 46 páginas
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Sandra Regina da Silva Vita
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Saúde
Abstract: Dengue é importante arbovirose que afeta o homem, um problema de saúde pública no Brasil em razão das condições do meio ambiente que favorecem a proliferação do mosquito. Com base na situação no município de Viana/ES, propõese um projeto para contribuir com a compreensão das dificuldades encontradas pelas equipes Estratégia de Saúde da Família na prevenção, combate e controle da doença no território e realizar orientação à população quanto o conhecimento sobre a doença e hábitos de combate. O projeto pretende programar reuniões com as lideranças comunitárias e realizar ações de : divulgar informações detalhadas sobre a doença, combate ao vetor a partir da mudança de hábitos, minimizar a proliferação do vetor (mosquito transmissor Aedes aegypti) e, reduzir a incidência no território. Ações educativas propostas serão pautadas na educação popular e desenvolvidas pela ESF no território. Convidar as lideranças para reuniões na sequência do projeto. Após seis meses , será realizada visita dos ACE para fazer comparativo da situação da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, com relação à situação atual. Esta análise será discutida entre as equipes, Vigilância Ambiental e Epidemiológica e apresentado para as lideranças, com vistas a seguirem trabalhando junto com as equipes de saúde na prevenção e controle da dengue.
Keywords: educação;  saúde pública;  prevenção;  dengue;  desenvolvimento sustentável
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5075
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA REGINA DA SILVA VITA.pdfartigo principal299.26 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.