Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5047
Title: O papel das políticas públicas federais para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no brasil: breve revisão de iniciativas em curso
Authors: Ramos, Luiz Felipe Gondin
metadata.dc.contributor.other: Quintão, Rubia Auxiliadora Constâncio (Orientadora)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 31 Páginas
Issue Date: Apr-2020
metadata.dc.rights.holder: Luiz Felipe Gondin Ramos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Inovação
Abstract: Empresas intensivas em inovação aplicada ao modelo de negócios, nascentes ou de menor porte, estão assimetricamente expostas às falhas de mercado e às falhas de políticas públicas que se observam no ambiente de negócios no Brasil, uma vez que o binômio risco-incerteza inerente à inovação intensifica as barreiras à entrada das empresas assim denominadas “startups”. Não obstante, o amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador tende a se fazer acompanhar de numerosas externalidades positivas em diversos indicadores econômicos. Assim, a compreensão precisa da relevância e da função dos atores que compõem o ecossistema de empreendedorismo inovador – tendo por elemento central as startups – é basilar para compreender o papel a ser desempenhado pelo setor público na alavancagem do ecossistema como um todo, seja por meio de políticas públicas horizontais, seja por meio de iniciativas verticalizadas. Nesse contexto, o Governo Federal priorizou duas iniciativas estruturantes no setor: a elaboração de uma proposta de Marco Legal para as Startups e Empreendedorismo Inovador, essencialmente horizontal; e a articulação entre os programas verticais de apoio e fomento às startups.
Keywords: gestão pública;  políticas públicas;  inovação;  empreendedorismo;  startup
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública: foco em Inovação Organizacional.
Target Audience: Especialistas em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: 378 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5047
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luiz Felipe Gondin.pdf503,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.