Title: Como a implantação de uma política pública pode minimizar os impactos negativos do transporte/deslocamento de munícipes/pacientes em veículos de urgência/emergência: o caso do município de Santa Tereza do Oeste – Paraná.
Authors: Sá, Silvana Bedolini de
metadata.dc.contributor.other: Granemann, Silvana Helena (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 28 páginas
Issue Date: Mar-2019
metadata.dc.rights.holder: Silvana Bedolini de Sá
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Saúde
Abstract: A responsabilidade pelo sistema de trânsito brasileiro, inclusive planejamento, é de cada Município, cabendo a cada um, a regulamentação local. Diariamente nos deparamos com situações que demandam dos motoristas/condutores maior prudência na direção veicular, principalmente na concessão de passagem aos Veículos de Urgência/Emergência. Neste sentido, o presente Projeto de Intervenção visa elaborar uma política pública, cuja finalidade é dar celeridade e eficiência ao transporte/deslocamento de pacientes/munícipes de Santa Tereza do Oeste até hospitais/clínicas/laboratórios de Cascavel. Assim, em busca de alternativas para atender a demanda em saúde, Santa Tereza do Oeste e outros vinte e quatro municípios criaram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, sediado em Cascavel onde possui maiores e melhores ofertas em serviços de saúde de média e de alta complexidade. Neste diapasão, a Agenda 2030, em todo o seu contexto, nos apresenta metas que estão diretamente ligadas ao presente Projeto de Intervenção. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, prevê o compromisso de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis anuncia o dever de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Keywords: trânsito;  regulamentação;  mobilidade urbana;  políticas públicas;  saúde;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5045
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANA BEDOLINI.pdfartigo principal461.62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.