Como a implantação de uma política pública pode minimizar os impactos negativos do transporte/deslocamento de munícipes/pacientes em veículos de urgência/emergência: o caso do município de Santa Tereza do Oeste – Paraná.
| Title: | Como a implantação de uma política pública pode minimizar os impactos negativos do transporte/deslocamento de munícipes/pacientes em veículos de urgência/emergência: o caso do município de Santa Tereza do Oeste – Paraná. |
| Authors: | Sá, Silvana Bedolini de |
| metadata.dc.contributor.other: | Granemann, Silvana Helena (Orientadora) |
| Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
| Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
| Country: | País::BR:Brasil |
| metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
| metadata.dc.description.physical: | 28 páginas |
| Issue Date: | Mar-2019 |
| metadata.dc.rights.holder: | Silvana Bedolini de Sá |
| metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
| Classificação Temática: | Desenvolvimento Sustentável Políticas Públicas Saúde |
| Abstract: | A responsabilidade pelo sistema de trânsito brasileiro, inclusive planejamento, é de cada Município, cabendo a cada um, a regulamentação local. Diariamente nos deparamos com situações que demandam dos motoristas/condutores maior prudência na direção veicular, principalmente na concessão de passagem aos Veículos de Urgência/Emergência. Neste sentido, o presente Projeto de Intervenção visa elaborar uma política pública, cuja finalidade é dar celeridade e eficiência ao transporte/deslocamento de pacientes/munícipes de Santa Tereza do Oeste até hospitais/clínicas/laboratórios de Cascavel. Assim, em busca de alternativas para atender a demanda em saúde, Santa Tereza do Oeste e outros vinte e quatro municípios criaram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, sediado em Cascavel onde possui maiores e melhores ofertas em serviços de saúde de média e de alta complexidade. Neste diapasão, a Agenda 2030, em todo o seu contexto, nos apresenta metas que estão diretamente ligadas ao presente Projeto de Intervenção. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, prevê o compromisso de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis anuncia o dever de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. |
| Keywords: | trânsito; regulamentação; mobilidade urbana; políticas públicas; saúde; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS |
| Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. |
| Target Audience: | Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. |
| metadata.dc.educational.context: | 408 horas |
| Sustainable Development Objectives (ODS): | 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.; 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.; 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
| URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5045 |
| Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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| SILVANA BEDOLINI.pdf | artigo principal | 461.62 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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