Title: Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS no Plano Político Pedagógico (PPP) da EEB deputado Raimundo de Queiroz e EEBM Benigna Pacheco da rede municipal de ensino de Cascavel/CE.
Authors: Azevedo, Valclecio Gonçalves de
metadata.dc.contributor.other: Alves, Fábio Lacerda (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 22 páginas
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Valclecio Gonçalves de Azevedo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente
Abstract: A educação ambiental nos dias atuais é um processo que trata de questões ambientais, além dos problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos do nosso planeta. Muitas realidades podem ser vivenciadas com atividades de educação ambiental na escola, e o trato interdisciplinar, através da aplicação do princípio dos 6R‟s: respeite, recuse, reduza, reutilize, recicle e repense, que busca a massificação das mudanças comportamentais necessárias para a preservação ambiental e garante a maior aproximação da realidade que está além dos muros da escola. Precisamos assim começar como público as crianças e jovens, responsáveis pelo futuro do planeta, e a escola através de seu Plano Político-Pedagógico (PPP) como uma entidade que concentra informações e transmite conhecimento para aos estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo geral disseminar através da Educação Ambiental, técnicas e práticas sustentáveis, disseminando e colaborando com a formação de cidadãos responsáveis e ativos. A metodologia utilizada consiste em promover oficina de reciclagem e palestra, construir mural interativo ecológico, cartilha, folder e jornais, tudo sobre os ODS. Nas oficinas, asembalagens que seriam descartadas serão transformadas e reutilizadas como novos produtos, como resultados, a comunidade escolar adquiriu maior consciência sobre a situação do meio onde vive e convive.
Keywords: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS;  Plano Político Pedagógivo - PPP;  educação ambiental;  educação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5034
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALCLEIO GONCALVES DE AZEVEDO.docxartigo principal628.89 kBMicrosoft Word XML View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.