Title: Implantação de piloto do Programa Lixo Zero Guarulhos, no Gabinete do Prefeito - GB, Secretaria de Governo Municipal - SGM e demais órgãos da administração que funcionam no Paço Municipal, norteada pela Agenda 2030
Authors: Francisco, Maria Aparecida Mendes
metadata.dc.contributor.other: Campos, Neio Lúcio Oliveira (Orientador)
Rocha Neto, João Mendes da (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 45 Páginas
Issue Date: 20-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Maria Aparecida Mendes Francisco
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Gestão Pública
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Saúde
Abstract: Por diversos fatores, como forma de ocupação, políticas públicas e localização, a cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo, tornou-se um centro estratégico de logística. Até 1997 os resíduos domiciliares coletados na cidade eram encaminhados para um lixão, no bairro Cabuçu. Em 2000 foi inaugurado o aterro sanitário, implantado ao lado do lixão existente e em 2016, foi detectado que a vida útil desse equipamento deveria chegar ao fim em 2018. Este Projeto de Intervenção visa ampliar ações em todos os órgãos municipais, como expansão da coleta seletiva, ampliação dos Pontos de Entrega Voluntária - PEVs, bem como maiores ações de Educação Ambiental, visando a transformação em relação ao consumo, segregação dos resíduos e envio para o descarte correto de todos eles. A implantação de um piloto em um complexo, como o Paço Municipal, busca ser um exemplo de como podemos incentivar a disseminação de informações e promover a mudança de comportamentos e atitudes dos servidores para que sejam agentes multiplicadores na administração, tendo como norteadores os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 com a participação efetiva do Prefeito e aqueles que trabalham mais próximos a ele.
Keywords: resíduos sólidos;  desenvolvimento sustentável;  educação ambiental;  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS;  Programa Lixo Zero;  administração pública municipal;  políticas públicas;  saneamento básico
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5028
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Aparecida Mendes Francisco.pdfArquivo principal1.47 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.