Title: Implementação des Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no município de Campina Grande - PB
Authors: Santos, Magliana Silva Leite
metadata.dc.contributor.other: Gontijo, Cátia (Orientadora)
Cordeiro, Alex (Coautor)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 15 Páginas
Issue Date: 20-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Magliana Silva Leite Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: O presente projeto apresenta a seguinte proposta de intervenção, com a finalidade de alcançar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de maneira eficiente e urgente no município de Campina Grande-PB, buscando através da execução deste, contribuir para o processo de fortalecimento do compromisso do povo brasileiro em relação a Agenda 2030 da ONU e a sua efetivação nos territórios. O município em questão, possui um déficit de uma rede de planejamento e execução dos ODS a nível municipal, assim como a inexistência de um Plano de Ação voltado para a temática. Nesse contexto, observa-se que tal deficiência fragiliza a implementação da Agenda, bem como, pode estar relacionada com o fato, de que a discussão sobre os ODS, se apresenta de forma bastante embrionária no município. Considerando essa falta, e partindo do pressuposto de que para o desenvolvimento de qualquer processo de mudança e cultura, é imprescindível o planejamento de ações estratégicas. Neste sentido, propomos como estratégia inicial, organizar a disseminação do conhecimento acerca dos ODS em âmbito municipal, a capacitação de recursos humanos. Dessa forma, sugerimos trabalhar com as equipes de profissionais que estão nos territórios executando as políticas sociais públicas finalísticas, especificamente, os profissionais da Política de Assistência Social de Campina Grande. Tal iniciativa contribuirá para que estes profissionais desenvolvam ações em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para o alcance efetivo das metas da Agenda 2030.
Keywords: planejamento;  capacitação profissional;  implementação;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS;  assistência social;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5027
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magliana Silva Leite Santos.pdfArquivo principal346.2 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.