Title: Estratégias de recuperação e conservação de nascentes, no município de Formosa do Rio Preto - BA
Authors: Oliveira, Leanderson Fabricio Barreto de
metadata.dc.contributor.other: Gonçalves, Paulo Rogério (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 18 Páginas
Issue Date: Jul-2019
metadata.dc.rights.holder: Leanderson Fabricio Barreto de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Nas últimas décadas as ações antrópicas foram determinantes para diminuição dos recursos hídricos na região oeste da Bahia. Vindo à tona a questão de como intervir para resolver esse problema no município de Formosa do Rio Preto-BA? Assim, este projeto tem como objetivo recuperar, reflorestar, proteger e preservar nascentes do município, em favorecimento da proteção dos recursos hídricos regional contribuindo para melhoria da disponibilidade e qualidade de água e dos recursos naturais. Primeiramente, buscará estabelecer parcerias e identificar nascentes degradadas junto à comunidade, conhecendo a situação problema, será feito o diagnóstico ambiental para iniciar as orientações a comunidade, e posteriormente a intervenção apropriada a cada caso. Entre as ações estão: desassoreamento, cercamento, enriquecimento, técnicas de bioengenharia e método caxambu. Por fim será delineado as atividades de manutenção e monitoramento das nascentes recuperadas. Espera-se mobilizar parceiros para execução do projeto, envolver a comunidade, difundir a importância de preservação das nascentes para garantir a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, de modo a contribuir para a consolidação do plano de ação proposto na Agenda 2030 em busca do desenvolvimento sustentável.
Keywords: gestão de recursos hídricos;  planejamento urbano;  desenvolvimento sustentável;  meio ambiente;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.;  14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4999
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDERSON FABRICIO BARRETO DE OLIVEIRA.pdfArquivo principal647.82 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.