Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Cícero Roberto Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-05-28T13:28:46Z-
dc.date.available2020-05-28T13:28:46Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4987-
dc.description.abstractOperações de pouso e decolagem em aeroportos estão sujeitas aos atrasos causados pelos procedimentos espera em solo (Ground Delay Program -GDP) e espera no ar (Air Holding Problem - AHP). Com isto, o paradigma Collaborative Decision Making (CDM) vem sendo empregado para elevar a eficiência do gerenciamento de tráfego aéreo, por envolver parceiros da comunidade aeronáutica. Esta tese de doutorado propõe uma metodologia baseada na Teoria dos Jogos Satisficing para contribuir na gestão da tomada de decisão colaborativa. A metodologia sugere decisões que envolvem as três principais entidades do cenário de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, como o Gestor do Aeroporto, as Empresas Aéreas e o Gestor do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo. O trabalho apresenta um modelo que descreve as funções de rejeitabilidade e seletibilidade, com base em equações de preferência das entidades. O modelo proposto, denominado Modelo Satisficing CDM, utiliza regras de segurança e sequenciamento de voos, e também algoritmos desenvolvidos para suporte a decisões colaborativas entre Gestor do Aeroporto, Empresa Aérea e Serviço ATC. Os testes empregaram uma base de dados de movimentos aéreos de pousos e decolagens na Área Terminal de São Paulo com dias de alto e baixo fluxo de tráfego no ano de 2009. Os dados do cenário real foram fornecidos pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). A análise de simulação com dados indica que a metodologia proposta nesta tese permite contribuir na gestão da tomada de decisão colaborativa por meio de sequências de pouso e decolagem de acordo com as preferências das entidades interessadas.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjectaviação civilpt_BR
dc.subjectinovaçãopt_BR
dc.subjectgestão aeroportuáriapt_BR
dc.subjectteoria dos jogospt_BR
dc.subjecttomada de decisãopt_BR
dc.title1º Lugar - Melhor Monografia: Uma abordagem de tomada de decisão colaborativa baseada em jogos satisficing para aeroportospt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderCícero Roberto Ferreira de Almeidapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalPrêmio Aviação - Conhecimento e Inovação, 79 páginaspt_BR
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalCategoria: Melhor Monografiapt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1º Lugar Melhor Monografia.pdf1.78 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.