Title: O Plano Plurianual – PPA e a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS o caso da Fundação de Meio Ambiente de Palmas - TO
Authors: Cavalcante, Loane Ariela Silva
metadata.dc.contributor.other: Granemann, Silvana Helena (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 36 Páginas
Issue Date: 19-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Loane Ariela Silva Cavalcante
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Políticas Públicas
Abstract: Este Projeto de Intervenção apresenta uma proposta de aplicação de alguns procedimentos metodológicos para a localização das ações previstas no Plano Plurianual – PPA, da Fundação Municipal de Meio Ambiente – FMA, de Palmas, Estado do Tocantins (TO), a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, componentes da Agenda 2030. Para além da apresentação, a partir do momento que foram levantadas as informações, também já foram sendo testados alguns procedimentos metodológicos. Sua concepção se deu pela oportunidade de identificação do cumprimento da Agenda 2030, pela FMA, quando da execução das ações previstas no seu Plano Plurianual – PPA 2018-2021. Para tanto, este projeto de intervenção, apresenta alguns procedimentos que podem ser aplicados por todos os municípios brasileiros, frente às ações que compõem os Programas do PPA. Espera-se, que com a aplicação destes procedimentos metodológicos, seja possível retratar o cenário atual de desenvolvimento sustentável da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, a partir dos atuais Programas de Governo, à luz da Agenda 2030, colaborando para o efetivo planejamento das políticas públicas municipais.
Keywords: programa social;  Plano Plurianual – PPA;  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS;  desenvolvimento sustentável
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4985
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Loane Ariela Silva Cavalcante.pdfArquivo principal522.36 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.