Title: O mapeamento das áreas de vulnerabilidade social a partir da análise de dados do Cadastro Único do município de Jacinto - MG
Authors: Oliveira, Karla Pinheiro de
metadata.dc.contributor.other: Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 51 Páginas
Issue Date: 19-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Karla Pinheiro de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Políticas Públicas
Abstract: A execução do projeto de intervenção visa a realização do mapeamento das áreas de vulnerabilidade Social a partir do levantamento de dados no sistema eletrônico e físico do CADUNICO. Este documento analítico, poderá ser instrumento de planejamento das políticas públicas municipais, se apropriado pelos gestores municipais na definição das prioridades e metas, a partir de análise de indicadores existentes nos dados apresentados via território de cobertura das Equipes de Saúde das Famílias-ESF do município de Jacinto-MG. Neste sentido, foram identificadas variáveis que compõe os do Índice de Vulnerabilidade Social-IVS, criados pelo Instituto de Pesquisa Aplicada-IPEA, buscando a integração com a Agenda 2030, criada em 2015 pela Organização das Nações Unidas-ONU, onde o Brasil é signatário na implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS. A pesquisa realizada faz uma correlação com três desses ODS: Erradicação da pobreza (ODS 1); redução da desigualdade (ODS 10) e promoção de meios de implementação e revitalização de parcerias (ODS 17) na perspectiva de conduzir a gestão de políticas públicas através da implantação de ações que possuam um viés voltado para as demandas locais buscando o desenvolvimento sustentável, através da promoção do acesso aos direitos básicos para sobrevivência da população.
Keywords: Cadastro Único;  políticas públicas;  vulnerabilidade social;  desenvolvimento sustentável
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4984
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karla Pinheiro de Oliveira.pdfArquivo principal3.63 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.