Title: “Realocação dos trabalhadores do lixão por meio do estabelecimento de cooperativas de reciclagem: uma estratégia de gestão sustentável e de promoção da cidadania”
Authors: Oliveira, Jonata Costa Lopes
metadata.dc.contributor.other: Viana, Rafael Rocha (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 26 páginas
Issue Date: 19-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Jonata Costa Lopes Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Abstract: A destinação de residuos sólidos no lixão é uma atividade que causa desiquilibrio ambiental e compromete a saúde pública de dezenas de catadores do município de Conceição do Coité, Bahia. Esse projeto tem como objetivo a realocação dos catadores do lixão por meio de implantação de cooperativas de reciclagem sendo uma iniciativa do Poder Público, visando à melhoria da qualidade de vida por meio da inserção de politicas publicas e além da inclusão social, o governo municipal irá promover a profissionalização dos catadores para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja efetivada no município. Para tanto, foram realizados estudos e pesquisas de campo de caráter qualitativo com os trabalhores do lixão, buscando demonstrar as condições sub-humanas a que estão submetidos os catadores em um ambiente contaminado e insalubre onde coloca em riscos a vida de dezenas de pessoas. O suporte por parte do poder público com a implantação das cooperativas e capacitações trará maior ênfase ao projeto, que com a organização dos catadores garante melhores condições de trabalho, além da melhoria da renda e da qualidade de vida.
Keywords: desenvolvimento sustentável;  material reciclável;  inclusão social;  geração de renda;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4981
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jonata da Costa Lopes Oliveira.pdfArquivo principal1.13 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.