Título: Turismo cultural Bem Viver: protagonismo e inclusão social de pessoas idosas residentes no Centro Histórico de São Luís, Maranhão
Autor(es): Batalha, Fernanda Maria Ericeira
Contribuidor: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 28 Páginas
Data: 18-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Fernanda Maria Ericeira Batalha
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: São Luís, capital do Estado do Maranhão, possui uma das maiores taxas de desemprego do país. A baixa renda das famílias é um dos principais motivos para que pessoas idosas continuem trabalhando ou retornem ao mercado, mesmo na condição de aposentados. A sociedade atual passa por grandes mudanças, o tempo tornou-se cada vez mais curto, pois as pessoas estão a todo o momento buscando condições básicas de bem-estar físico e emocional, mas nem sempre as condições financeiras precárias permitem a conquista da qualidade de vida, gerando complicações de saúde principalmente na vida de idosos em vulnerabilidade social. Especialmente no ano de 2018, os espaços de lazer do Centro Histórico de São Luís, capital do Estado do Maranhão, tornaram-se um dos pontos turísticos mais visitados da cidade por conta de vários projetos culturais desenvolvidos na área, representando uma grande oportunidade para gerar trabalho remunerado para comunidade. Nesta perspectiva, o Projeto de Intervenção aqui apresentado traz uma proposta voltada para a geração de renda de idosos moradores do Centro Histórico, por meio de seu envolvimento em atividades culturais, visando amenizar a vulnerabilidade social, promovendo o bem-estar, além do resgate da tradição e valorização da cultura local.
Palavras-chave: turismo cultural;  idoso;  inclusão social;  qualidade de vida;  desenvolvimento sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4972
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA MARIA ERICEIRA BATALHA.pdfArquivo principal1.07 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.