Title: Prolar sustentável - Programa de assistência técnica pública gratuíta para habitação de pessoas de baixa renda
Authors: Santos, Estela Anute dos
metadata.dc.contributor.other: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 30 Páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Estela Anute dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: O projeto ProLar Sustentável objetiva reduzir o déficit qualitativo das habitações na zona urbana de Rio Branco, capital do Estado do Acre. Assim, propõe a Assistência Técnica (AT) pública gratuita, instituída pela Lei Federal 11.888/2008, que assegura os serviços de arquitetura e engenharia para pessoas com renda de até três salários mínimos. Inicialmente, aborda-se o déficit habitacional; pontua-se os objetivos que se constituíram em descrever a elaboração do programa; justifica a sua relevância por contribuir para melhorar a qualidade das habitações; reduzir as construções clandestinas e processos referentes às infrações edilícias; otimizar a fiscalização urbana; fomentar a regularização fundiária; aumentar a arrecadação de (IPTU); refletir positivamente na saúde, educação e na geração de emprego. A metodologia aplicada é a bibliográfica, exploratória (abordagem qualitativa), e documental, sendo o procedimento bibliográfico exploratório através de entrevistas. Por fim, almeja-se que o ProLar atenda de forma eficaz e efetiva os rio-branquenses, tornando-se referência para ser replicado em outros municípios, e assim contribuir com a efetiva aplicação da Lei, como um instrumento de acesso ao direito constitucional à moradia digna, em harmonia com a prática do ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), contribuindo no exercício da cidadania e na construção de uma cidade mais justa.
Keywords: planejamento urbano;  desenvolvimento sustentável;  habitação popular;  políticas públicas;  ecologia urbana
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4969
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTELA ANUTE DOS SANTOS.pdfArquivo principal1.34 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.