Title: A Agenda 2030 sob a ótica das prefeitas e prefeitos do Vale do Taquari, RS
Authors: Jesus, Emanuel Hassen de
metadata.dc.contributor.other: Baía, Maricilene (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 24 Páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Emanuel Hassen de Jesus
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Abstract: A implantação da Agenda 2030 ainda é um desafio para os municípios brasileiros, especialmente os pequenos e médios. A realização de políticas públicas de longo prazo depende de planejamento e conhecimento técnico, além de estabilidade e vontade política dos gestores locais. A Agenda 2030 é este tipo de ação. Seus objetivos e metas constituem-se em verdadeiro “plano de governo” para qualquer gestor. Porque, então, não é aplicado nos governos locais? O que impede que a Agenda seja difundida e realizada nas cidades? Diagnosticar estas questões, portanto, é premissa básica para a elaboração de ações que permitem a capilarização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este retrato será realizado no Vale do Taquari, região central do estado do Rio Grande do Sul, Através de pesquisa qualitativa, exploratória e quantitativa em entrevista pessoal com os gestores dos 37 municípios da região. Dessa forma se buscará as informações necessárias para medir o grau de conhecimento das prefeitas e prefeitos sobre a Agenda 2030, além de delinear ações que facilitem sua implantação, sem desconsiderar a realidade política-eleitoral que permeiam as ações de gestão local. A partir da interpretação e tabulação destas informações, podeos encaminhar ações que viabilizem a difusão e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável não só na região pesquisada, mas, também, em qualquer cidade do país.
Keywords: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS;  implementação;  desenvolvimento regional;  pesquisa;  desenvolvimento sustentável;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4968
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emanuel Hassen de Jesus.pdfArquivo principal290.81 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.