A educação digital como instrumento de desenvolvimento local e aceleradora dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Title: | A educação digital como instrumento de desenvolvimento local e aceleradora dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
Authors: | Queiroz, Desirée Silva de |
metadata.dc.contributor.other: | Quintão, Rubia (Orientadora) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 43 Páginas |
Issue Date: | Sep-2019 |
metadata.dc.rights.holder: | Desirée Silva de Queiroz |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Governo e Transformação Digital |
Abstract: | Na Agenda 2030 foram estabelecidos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas globais para alcançar a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030. O Rio de Janeiro, para promover o desenvolvimento local, sob a égide dos ODS, elaborou o Plano Estratégico, 2017 a 2020, que como um dos diagnósticos situacionais do mercado de trabalho apresentou que somada à redução das vagas de emprego, o problema da falta ou baixa capacitação profissional continua latente, principalmente entre os jovens de baixa renda. Se por um lado, o desemprego na cidade tem aumentado e atingindo, prioritariamente, jovens em condições de vulnerabilidade social, de outro, o mercado de trabalho na área de tecnologia encontra-se aquecido com vagas ociosas por falta de qualificação profissional. Nesse sentido, o objetivo desse projeto de intervenção é criar capacitação em tecnologia da informação para qualificar a mão de obra de jovens entre 18 e 24 anos em condições de vulnerabilidade social, por meio do financiamento dos empresários locais, com intermediação da prefeitura e formação de parceria voluntária com instituição do Terceiro Setor. Dessa forma, como resultados esperados pretende-se possibilitar a empregabilidade dos jovens cariocas, em especial os de baixa renda, promovendo o aumento do seu valor agregados, atraindo investimentos e garantindo o crescimento econômico. Assim, a educação digital como aceleradora dos ODS promove impacto diretos em, pelo menos, 6 dos 17 ODS: educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico, cidades sustentáveis, redução das desigualdades, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação. |
Keywords: | desenvolvimento local; administração pública municipal; desemprego; capacitação; educação; inclusão digital; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
Target Audience: | Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). |
metadata.dc.educational.context: | 408 horas |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4958 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESIRÉE SILVA DE QUEIROZ.pdf | Arquivo principal | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.