Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4938
Title: Proposta de criação de uma comissão local para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no município de São Tomé/RN
Authors: Almeida, Clélia Martins de
metadata.dc.contributor.other: Nascimento, Maricilene Isaira Baia do (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 21 páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Clélia Martins de Almeida
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Abstract: A partir da adoção de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) firmou com, aproximadamente, 200 países no mundo o compromisso da implementação de uma nova visão de desenvolvimento a partir de políticas públicas integradas e ampla participação social na construção dessas políticas. A partir do compromisso firmado, estratégias para institucionalizar a implementação da Agenda tornam-se necessárias. Uma dessas estratégias, a exemplo da experiência dos diversos níveis de governo no Brasil e em outros países, é a instituição de comissões locais para os ODS, com o papel de pensar a Agenda em nível municipal, possibilitando que diferentes atores participem do processo de decisão. É uma instituição que contempla o papel de desenvolver e monitorar ações que nivele o conhecimento da Agenda, buscando alternativas para o cumprimento das metas, além de monitorar, acompanhar e desenvolver estratégias de alcance dessas metas e objetivos. A partir disso, este projeto de intervenção propõe a criação de uma comissão local para os ODS no Município de São Tomé/RN.
Keywords: desenvolvimento sustentável;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;  políticas públicas;  infraestrutura;  meio ambiente
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4938
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
CLELIA MARTINS DE ALMEIDA.pdf258,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.