Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4936
Título: “Busca ativa” visando um mapeamento das entidades sociais de atendimento de crianças e adolescentes de Belo Horizonte a partir da região leste
Autor(es): Jacinto, Claudinéia Ferreira
Contribuidor: Viana, Rafael Rocha (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 43 Páginas
Data: 2018
Detentor dos direitos autorais: Claudinéia Ferreira Jacinto
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte visa contribuir para a efetivação dos direitos deste segmento social, oportunizando às Entidades Sociais e Organizações da Sociedade Civil, registradas e localizadas nesse Município, o acesso a recursos financeiros, assessoria técnica, formação. Espera-se que as OSCs desenvolvam projetos de qualidade e contribuam para a prevenção e diminuição nos índices de violação de direitos. Contudo, desconhece-se o universo de OSCs que atuam com as crianças e adolescentes na cidade. O desconhecimento interfere diretamente na garantia de que aportes financeiros e técnicos cheguem com equidade a todas Entidades, sobretudo aquelas localizadas ou que desenvolvem projetos em territórios mais vulneráveis. O desconhecimento compromete as atribuições do CMDCA e da Administração Pública, conforme preconizadas na Política Pública para Infância e Adolescência, no ECA e nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecido como Agenda 2030 da ONU para Desenvolvimento Sustentável, especialmente nos ODS 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10, 11, 16, 17. O Projeto de Intervenção propõe realizar, por meio da adaptação da ferramenta “Busca Ativa”, o mapeamento das Entidades Sociais/OSCs que atendem crianças e adolescentes da região Leste de Belo Horizonte, a partir do local de sua ação no território.
Palavras-chave: proteção à criança e ao adolescente;  políticas públicas;  administração municipal;  governo local;  Organizações da Sociedade Civil;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4936
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CLAUDINÉIA FERREIRA JACINTO.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.