Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4935
Title: Implantação do trata HSVP
Authors: Guimarães, Cláudia Simone Calandrini
metadata.dc.contributor.other: Gadelha, Carlos (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 20 Páginas
Issue Date: Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Cláudia Simone Calandrini Guimarães
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: Este projeto visa, por meio de diagnóstico situacional realizado com base em estudos sobre o adoecimento do trabalhador na área da saúde, incrementar a realidade enfrentada em diversas ações que envolvem o cotidiano laboral em hospital psiquiátrico de emergência, referência na região do DF, RIDE. Como método, terá um estudo quantitativo dos profissionais por categoria profissional, que exercem profissão de nível superior e técnico com contato direto com usuários, especialmente medicina, enfermagem, serviço social e psicologia. Foram comparados estudos referentes a essas categorias relacionados ao adoecimento funcional em ambiente hospitalar, utilizando variáveis como cargo e gênero desses profissionais. Assim foi possível apresentar alguns fatores relacionados ao trabalho que perpassam o processo de adoecimento como: a exposição contínua em ambiente insalubre; ambiente permeado de estigmas; o grande número de famílias acompanhadas por uma única equipe; a demanda por aumento de produção; a divisão do trabalho e as relações de poder estabelecidas entre os profissionais. Nesse contexto, visando a promoção e a prevenção do adoecimento dos profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo, foi elaborada a proposta de uma ação possível de ser aplicada, por meio de projeto de intervenção para implantação do TRATA HSVP, buscando o incentivo à saúde do servidor e demais categorias que trabalham neste local, por meio de um atendimento especializado, junto à Medicina do Trabalho, que envolvam práticas e adoção de mudanças comportamentais que inibam o adoecimento, e busquem saúde e bem-estar.
Keywords: saúde ocupacional;  medicina do trabalho;  políticas públicas;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4935
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
CLAUDIA SIMONE CALANDRINI GUIMARAES.pdf353,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.