Title: Orientações jurídicas e sociais sobre violência doméstica nas escolas municipais Deputado Audomar Ferraz e Majos João Novaes do município de Floresta – PE
Authors: Peixoto, Antonio Jailson Sampaio
metadata.dc.contributor.other: Pereira Tokarski, Carolina (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 Páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Antonio Jailson Sampaio Peixoto
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Educação e Docência
Abstract: Este projeto propõe orientações jurídicas e informações sobre os direitos e garantias das mulheres vítimas de violência domésticas de acordo com a lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha). Para que essa lei seja difundida no ambiente educacional e se torne mais acessível, com uma compreensão mais fácil para alunos, professores, pais e que todos possam ser multiplicadores da consciência igualitária entre homens e mulheres na prevenção e atenção à violência contra as mulheres. A lei 11.340/2006 existe a mais de 12 anos e por isso merece uma divulgação mais ampliada no ambiente educacional no município de Floresta, para que crianças e adolescentes já conheçam as ferramentas jurídicas e sociais da rede de proteção contra crimes no ambiente domésticos e familiar, contribuindo assim para o fortalecimento da consciência de se respeitar a todos que vivem em uma sociedade democrática e que pessoas vitimadas possam lutar e reagir no sentido de mudar sua história. Elaborou-se um projeto de intervenção, no qual, se utilizará de palestras e rodas de conversa como metodologia para compartilhar informações bem estruturadas envolvendo uma equipe interdisciplinar que tratará os fundamentos jurídicos da lei 11.340/2006. O que se visa é a diminuição da falta de conhecimento dos instrumentos jurídicos e sociais que existem e que são capazes de estabelecer uma melhor assistência para mulheres que foram vítimas e prevenir para que os casos de violência contra a mulher possam diminuir dentro do município.
Keywords: violência doméstica;  violência contra a mulher;  educação;  gestão escolar;  legislação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4928
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO JAILSON SAMPAIO PEIXOTO.pdfArquivo principal361.1 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.