Title: Acessibilidade inclusiva no Setor Central do Gama - DF
Authors: Oliveira, Andréa Cristina Silva
metadata.dc.contributor.other: Sandim, Tatiana (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 36 Páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Andréa Cristina Silva Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Abstract: O presente projeto apresenta uma proposta de intervenção para tornar o Setor Central do Gama um local livre de obstáculos e de barreiras arquitetônicas, urbanísticas e ambientais que dificultam a acessibilidade de pessoas com diferentes condições físicas a circular de forma segurança na região. O propósito é garantir acessibilidade inclusiva, a promoção de ações afirmativas com adoção de projetos urbanos que privilegiem a acessibilidade para todas as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e também para idosos, mulheres e crianças cumprindo o princípio da igualdade, previsto no artigo 5° da Constituição Federal, bem como instituição de políticas públicas destinadas a atender esses grupos de pessoas tornando os deslocamentos urbanos e o sistema de mobilidade mais eficiente, seguro, agradável e confiável no intuito de proporcionar independência e qualidade de vida a todos. Por fim, este projeto ambiciona criar um cenário de colaboração entre as instituições públicas e a sociedade civil, no intuito de encontrar soluções sustentáveis alinhadas ao princípio da Agenda 2030 “não deixar ninguém pra trás”, ou seja, um projeto de cooperação sob perspectivas pluralistas, inclusivas e sustentáveis.
Keywords: acessibilidade;  infraestrutura pública;  políticas públicas;  desenvolvimento;  inclusão social;  planejamento urbano;  mobilidade urbana
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4927
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA CRISTINA SILVA OLIVEIRA.pdfArquivo principal3.17 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.