Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Adriana Pinheiro de | - |
dc.contributor.other | Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-30T20:28:06Z | - |
dc.date.available | 2020-04-30T20:28:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | política educacional | pt_BR |
dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | administração municipal | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento local | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | ODS | pt_BR |
dc.title | Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Adriana Pinheiro de Sousa | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 22 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). | pt_BR |
dc.educational.context | Curso com carga horária de 408 horas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana Pinheiro de Sousa.pdf | Arquivo principal | 258.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.