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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918
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dc.contributor.authorSousa, Adriana Pinheiro de-
dc.contributor.otherFontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora)-
dc.date.accessioned2020-04-30T20:28:06Z-
dc.date.available2020-04-30T20:28:06Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectpolítica educacionalpt_BR
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectevasão escolarpt_BR
dc.subjectinclusão educacionalpt_BR
dc.subjectadministração municipalpt_BR
dc.subjectdesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectODSpt_BR
dc.titleAprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CEpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderAdriana Pinheiro de Sousapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical22 páginaspt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).pt_BR
dc.educational.contextCurso com carga horária de 408 horas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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