Title: Categoria Profissional 2º lugar: Mercado de produtos florestais não madeireiros na Amazônia brasileira
Authors: Calderon, Rafael de Azevedo
Publisher: I Premio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 68 páginas
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Rafael de Azevedo Calderon
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Este trabalho trata do mercado de produtos florestais não madeireiros (PFNMs) na Amazônia, no que se refere à sua estrutura, à resposta da produção aos preços e à adequação à teoria do ciclo de vida do produto (CVP), no período de 1973 a 2011. A resposta ao preço foi mensurada pela estimação de dois modelos na forma logarítmica, para cada um dos produtos. Modelos simultâneos de oferta e demanda por PFNMs foram desenvolvidos e utilizados para explicar o comportamento desse mercado na Amazônia. A adequação da teoria do CVP aos PFNMs realizou-se por similaridade entre o comportamento apresentado pela produção de PFNMs e diferentes CVPs descritos na literatura. De forma complementar, analisaramse os deslocamentos das curvas de oferta e demanda dos PFNMs a partir das taxas de crescimento de preços e quantidades, em subperíodos das séries estudadas. Os produtos apresentaram dinâmicas de mercado distintas entre si. Os modelos de resposta ao preço, estimados por MQO, evidenciaram baixa resposta a preço dos PFNMs. Os modelos estruturais, ajustados por MQO, apresentaram baixa elasticidade-preço, tanto para a oferta quanto para a demanda. De forma geral, a quantidade produzida se mostrou insensível a preço. A teoria do ciclo de vida do produto apresentou grande similaridade à dinâmica dos PFNMs analisados. Políticas de preços mínimos para produto extrativo são importantes como garantia de renda para comunidades extrativistas. O mercado de PFNMs na Amazônia evidencia potencial econômico, embora necessite de investimentos em infraestrutura regional para produção, capacitação, organização das comunidades extrativistas e apoio à comercialização.
Keywords: mercado florestal;  economia florestal;  produtos florestais não madeireiros;  economia ambiental;  amazônia
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
metadata.dc.description.additional: Categoria Profissional 2º lugar - Tema: Economia e mercados florestais
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4916
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2º Lugar Profissionais.pdf952,06 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.