Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4827
Title: 2º Lugar: A importância de maior liberalização do mercado de combustíveis de aviação no brasil: uma análise propositiva
Authors: Barbosa, Allan Fuezi de Moura
Publisher: Prêmio SECAP de Energia - 2019
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 84 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Allan Fuezi de Moura Barbosa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Políticas Econômicas
Políticas Públicas
Abstract: A presente monografia busca desenvolver um trabalho para o aprimoramento dos aspectos concorrenciais e regulatórios do mercado de fornecimento de combustíveis de aviação no Brasil, através de propostas de maior liberalização do atual modelo vigente, com vistas à redução dos custos desses produtos para as empresas aéreas no Brasil e, por consequência, ao incremento da demanda pelo transporte aéreo nacional, ante à provável redução dos preços das passagens. Os objetivos principais do estudo são: 1) perceber a complexidade regulatória do mercado brasileiro de fornecimento de combustíveis de aviação; 2) identificar como o custo do combustível e a sua correlata carga tributária têm grande impacto no setor de transporte aéreo brasileiro; 3) desenvolver propostas de adequação do modelo vigente de fornecimento de combustíveis de aviação, para a redução da alta representatividade do preço dos combustíveis nas contas das empresas aéreas. Tudo isso, com o objetivo de ampliação do transporte aéreo brasileiro.
Keywords: combustível;  aviação;  mercado econômico;  concorrência;  regulação
Sustainable Development Objectives (ODS): 07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
metadata.dc.description.additional: Tema: Aprimoramento dos aspectos concorrenciais e regulatórios do setor de energia. Subtema de Combustíveis: Proposta de modelo para aumento da concorrência do setor de combustíveis
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4827
Appears in Collections:Prêmio SECAP de Energia - 2019

Files in This Item:
File SizeFormat 
2º Lugar - Allan Fuezi de Moura Barbosa - 130capa.pdf4,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.