Title: Menção Honrosa: Aprimoramento dos aspectos concorrenciais e regulatórios do setor elétrico brasileiro frente aos desafios da expansão da geração distribuída e da ampliação do mercado livre de energia elétrica
Authors: Ribeiro Filho, Weber Ramos
Publisher: Prêmio SECAP de Energia - 2019
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 78 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Weber Ramos Ribeiro Filho
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Econômicas
Políticas Públicas
Abstract: O presente trabalho procura enriquecer os debates apresentando propostas concretas de aprimoramento do marco regulatório que enfrentem os problemas apontados e atendam a objetivos préestabelecidos. Tais alternativas foram descritas em detalhes e modeladas através diagramas que procuram deixar claro e compreensível os efeitos das mudanças propostas. De forma mais específica, o trabalho focou em apresentar um novo modelo tarifário para a Baixa Tensão que possibilite a acomodação suave e harmônica das novas tecnologias associados aos RED´s e que, ao mesmo tempo, não comprometa o equilíbrio econômico financeiro das concessionárias já atuantes no setor elétrico nacional. Na sequência, foram apresentados uma série de instrumentos regulatórios que, em seu conjunto, constituem as bases de um novo desenho do modelo de comercialização de energia elétrica capaz de assegurar a expansão do mercado livre sem desrespeitar os contratos vigentes (legados). Ressalta-se que todas as propostas foram norteadas pelos objetivos e princípios elencados na Nota Técnica nº 5/2017/AEREG/SE e nos documentos que a acompanham. Neste sentido, espera-se que as mesmas sejam úteis e possam contribuir de maneira efetiva com este esforço louvável de modernizar o arcabouço regulatório do setor elétrico brasileiro.
Keywords: energia elétrica;  mercado livre;  concorrência;  regulação;  setor elétrico
Sustainable Development Objectives (ODS): 07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
metadata.dc.description.additional: PRÊMIO SECAP DE ENERGIA – 2019 TEMA: ENERGIA ELÉTRICA SUBTEMA: ANÁLISE SOBRE O DESAFIO DA MANUTENÇÃO DOS INVESTIMENTOS EM GERAÇÃO, COM A REESTRUTURAÇÃO PROPOSTA NA CONSULTA PÚBLICA Nº 33 DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA E A CONSEQUENTE EXPANSÃO DO MERCADO LIVRE.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4824
Appears in Collections:Prêmio SECAP de Energia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MH-Weber Ramos Ribeiro Filho - 181capa.pdfAprimoramento dos aspectos concorrenciais e regulatórios do setor elétrico brasileiro frente aos desafios da expansão da geração distribuída e da ampliação do mercado livre de energia elétrica6.27 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.