Title: Categoria Graduando 3º Lugar: Uma análise da evolução do consumo e da estrutura de mercado de papel tissue no Brasil
Authors: Costa, Lucas Ayres
Publisher: IV Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 61 páginas
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Lucas Ayres Costa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura do segmento produtor de papel tissue (papéis sanitários) no Brasil, em especial a sua concentração e a evolução da produção e do consumo desse tipo de papel no Brasil no período de 1980 a 2014. O trabalho utiliza algumas construções do paradigma Estrutura, Conduta e Desempenho, porém, nesse estudo, maior atenção é dada aos aspectos de estrutura e de condições básicas de demanda do segmento. Inicialmente, analisa-se a evolução da produção, exportação, importação e consumo aparente de papéis tissue no Brasil e a evolução da produção mundial e da comercialização internacional do produto em pauta assim como participação do Brasil nesse cenário mundial. Tanto a produção mundial de papéis tissue quanto a brasileira são crescentes em grande parte do período analisado e que o Brasil apresenta, historicamente, uma posição relevante dentro da produção mundial. O comércio internacional de papel tissue é pouco relevante devido à baixa participação das quantidades comercializadas mundialmente nas quantidades produzidas, característica que também se observa com as quantidades exportadas e importadas brasileiras com a produção interna do país indicando que as empresas do segmento não procuram o mercado externo e nem sofrem concorrência externa. Indicadores de concentração e de desigualdade na distribuição da produção em conjunto com dados de distribuição geográfica da produção são usados para avaliar a estrutura do segmento em pauta. Os indicadores apresentaram fases de alta e de queda no período estudado sendo que recentemente a sua concentração se encontra em uma tendência de alta. O período de queda dos indicadores se refletiu em mudanças na distribuição geográfica da produção fazendo com que 3 certos estados ganhassem uma maior parcela da produção nacional enquanto que estados líderes perderam participação. Analisa-se também a mudança no padrão de consumo de papel tissue ao longo do período por meio de dados de produção por tipo de papel de tissue e também em diferentes níveis de qualidade. Os resultados indicam que a população brasileira passou a consumir mais produtos tissue de maior qualidade e menos produtos de menor qualidade. Por fim, estima-se uma equação de demanda por papéis tissue no Brasil identificando as elasticidades da demanda por esse tipo de papel em relação ao seu preço e a renda de seus consumidores. Pode-se concluir que os produtos de papéis tissue são inelásticos e que se comportam como bens de luxo em relação à sua elasticidade de renda.
Keywords: produto florestal;  exportação;  importação;  papel tissue;  economia florestal;  mercado florestal;  desenvolvimento sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
metadata.dc.description.additional: Categoria Graduando - Tema: Mercado Florestal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4810
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IV_premioSFB_3 lugar_graduando Lucas Ayres Costa.pdf870,91 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.