Title: A regulação sobre os treinamentos na aviação civil: assimetria de informação e o uso de blockchain como alternativa para os registros educacionais.
Authors: Macedo, Gabriel Santiago
metadata.dc.contributor.other: Cavalcante, Pedro Luiz Costa (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 44 páginas
Issue Date: 28-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Gabriel Santiago Macedo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Este trabalho consiste numa pesquisa exploratória de cunho qualitativo que se destina a avaliar os procedimentos de controle sobre o licenciamento e a formação dos profissionais de aviação civil. Através da técnica de observação participante em conjunto com entrevistas com o pessoal-chave, envolvido na regulação do setor, será constatada a presença de assimetrias informacionais nos procedimentos de controle e supervisão dos treinamentos, indicando a necessidade de melhoria do modelo implementado na aviação brasileira para a efetivação dos objetivos de segurança operacional propostos pelo agente regulador. Como uma possível resposta ao problema, será procedida uma pesquisa sobre as boas práticas para os registros educacionais, com foco na substituição dos documentos em papel e dos arquivos digitais não interoperáveis atualmente empregados. Ao fim, o trabalho apontará caminhos para a melhoria do desenho regulatório utilizado para transacionar as informações sobre a educação dos profissionais, propondo a utilização da tecnologia de blockchain como uma alternativa promissora, em razão das características aplicadas na construção dos seus modelos de bases de dados distribuídas.
Keywords: blockchain;  aviação civil;  avaliação;  capacitação profissional;  governança
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura
metadata.dc.educational.context: 363 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4802
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Santiago Macedo.pdfartigo principal1.18 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.