Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4788
Title: Introdução aos modelos de regressão linear: um passo inicial para compreensão da econometria como uma ferramenta de avaliação de políticas públicas
Authors: Chein, Flávia
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 77 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Públicas
Abstract: A proposta deste manual surgiu, por meio do convite do Professor Fernando de Barros Gontijo Filgueiras, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o intuito principal de levar o conhecimento de ferramentas estatísticas, extremamente úteis para o avanço da avaliação de políticas públicas, ao alcance de gestores públicos com diferentes campos de formação. Dentro dessas ferramentas, inserem-se os modelos de regressão linear. Este livro está organizado em cinco capítulos. No primeiro capítulo, são introduzidos alguns conceitos para a compreensão dos modelos de regressão linear, como a diferença entre causalidade e associação e alguns fundamentos estatísticos. No segundo capítulo, é apresentado o modelo de regressão linear simples, suas hipóteses básicas e o método de mínimos quadrados ordinários. Já no terceiro capítulo, é discutido o modelo de regressão linear múltipla. No quarto capítulo, são apresentadas as violações das hipóteses básicas do estimador de mínimos quadrados ordinários e suas consequências. E, finalmente, no quinto capítulo, é apresentado o modelo de diferenças em diferenças, com uma ilustração de como é possível avançar na identificação de modelos de regressão linear múltipla em análise de políticas públicas.
Keywords: avaliação de políticas públicas;  econometria;  estatística;  regressão linear
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN: 9788525601155
Coleção Metodologias de Pesquisa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4788
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Regressão Linear.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.