Title: Análise da legislação urbanística e da capacidade institucional nos processos de licenciamento de parcelamentos imobiliários, com vista à adoção dos instrumentos vigentes na emissão regular de licenças no quadro urbano de Irati-PR.
Authors: Bárbara, Rozenilda Romaniw
metadata.dc.contributor.other: Rabello, Gustavo Guimarães de Campos (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 73 páginas.
Issue Date: 13-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Rozenilda Romaniw Bárbara
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: A aprovação dos loteamentos no município de Irati é atribuição da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, que dispõe de uma estrutura mínima de recursos materiais, humanos e legais a partir do Plano Diretor Municipal e de instrumentos legais. O plano de intervenção partiu da análise e avaliação dos procedimentos de licenciamento adotados entre os anos de 2006 e 2016 na liberação de empreendimentos imobiliários,quando o município já dispunha do Plano Diretor Municipal aprovado em 2004, acompanhado de uma legislação concisa e, no entanto, as emissões de alvarás de loteamentos descumpriram praticamente todos os requisitos da Lei de Parcelamento do Solo. Esta flexibilização ou arbitrariedade por parte dos agentes públicos proliferou inúmeros loteamentos licenciados a revelia da legislação, que não conseguiram vencer as tramitações de registro e execução da infraestrutura dentro dos prazos. Via de regra, um loteamento para ser aprovado deve partir da apresentação e da área com titularidade em nome do loteador, acompanhado dos projetos urbanístico e complementares (água, esgoto, projeção de vias, iluminação pública, energia, pavimentação, drenagem, arborização),e de documentações de natureza legal desde matricula do terreno, orçamento da obra, certidões ecaução de lotes. No entanto, a emissão de alvarás precedia a entrega destes elementos sob alegação, por parte dos agentes públicos, que o loteador dependia deste alvará para apresentar as concessionárias de energia, água e esgoto e para licenciamento ambiental junto ao órgão ambiental. O fato é que os projetos complementares inexistem em muitos processos. Criou-se, assim, uma prática comum de revalidação de processos por perda de prazos para registro em cartório, quando o loteador retornava à Prefeitura para atualizar as datas e emissão de novo alvará. Essa situação foi percebida, quando em 2017 a Prefeitura recebeu pedidos de revalidação de processos de loteamentos licenciados entre os anos de 2015 e 2016, com o argumento da perda de prazo para registro imobiliário. Arevisão dos processos levou à constatação que as emissões eram frágeis, inconsistentes, sematendimentodos parâmetros da Lei de Parcelamento do Solo. A partir destes processos e de pesquisas realizadas nos arquivos existentes na Prefeitura Municipal, constatou-se a recorrência de vícios comuns na liberação de loteamentos, a falta de controle eletrônico, tendo a necessidade de estabelecer procedimentos para eliminar esses vícios administrativos.
Keywords: urbanização;  planejamento urbano;  regularização fundiária;  legislação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4776
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rozenilda Romaniw Bárbara.pdfArquivo principal.1.19 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.