Title: A importância da auditoria interna no processo de gestão das organizações em um ambiente globalizado e cada vez mais competitivo
Authors: Oliveira, Denise Silva
metadata.dc.contributor.other: Gomes, Gilson Freire da Fontoura (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: 19 página
Issue Date: 2012
metadata.dc.rights.holder: Denise Silva Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Fiscalização e Controle
Abstract: No contexto de um mundo globalizado e de crescente competitividade, a necessidade de informações úteis que sirvam de apoio à gestão, faz com que a auditoria interna assuma um papel cada vez mais relevante para as empresas. Além de importante, a auditoria se tornou necessária às organizações. Focada na melhoria dos controles e processos, a auditoria interna se tornou uma aliada na verificação e fiscalização destes controles, proporcionando aos gestores segurança na tomada de decisão. Diante da relevância que a auditoria tem ganhado nos últimos anos, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância da auditoria interna no processo de gestão das organizações em um ambiente globalizado e cada vez mais competitivo.
Keywords: auditoria interna;  globalização;  competitividade;  gestão estratégica
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Revista de Ciências Gerenciais vol. 1, nº. 1, ano 2012.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4739
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oliveira Denise Silva.pdf349,01 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.