Title: 3º lugar: Projeto Gestão Equipes por Processo de Trabalho: Gestão do Crédito Tributário
Authors: Milagres, Marcos Paulo Pereira
Publisher: Receita Federal do Brasil (RFB)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 18 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Receita Federal do Brasil (RFB)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Orçamento e Finanças
Abstract: A iniciativa teve por objetivo trazer racionalização na execução de atividades que podem ser classificadas como repetitivas e outras que visaram à especialização, particularmente na gestão do crédito tributário, implementando regionalmente a gestão por processos de trabalho do macroprocesso Gestão do Crédito Tributário das atividades que estão nas Xcat/Xort, constituindo equipes regionais especializadas, trazendo como ganho o aumento significativo da produtividade. Dessa forma, o que se propôs, como forma de racionalização e otimização da mão de obra disponível na 6ª Região Fiscal, é a possibilidade de compartilhamento, mediante transferência de forma concorrente, das competências e atribuições entre as diversas unidades da Região, assim como, com a Divisão de Arrecadação e Cobrança (Dirac), das atividades relacionadas com os processos de trabalhos relativos à arrecadação, cobrança, controle e acompanhamento do crédito tributário. Isso significa mudança do enfoque geográfico para o enfoque funcional da Administração Tributária -compartilhamento da jurisdição de unidades geograficamente separadas com vistas à criação de equipes especializadas por processos no âmbito de cada região fiscal.
Keywords: política fiscal;  crédito tributário;  gestão de equipes;  gestão por projetos;  jurisdição;  região fiscal
metadata.dc.educational.context: 3º lugar no 18º Prêmio Criatividade e Inovação - 2019, da RFB.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Integrantes da equipe de desenvolvimento da iniciativa: Todos os constantes da Portaria SRRF06 nº 070, de 1º de Fevereiro de 2019.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4729
Appears in Collections:Prêmio de Criatividade e Inovação da Receita Federal do Brasil
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relato_3_lugar__Marcos.pdf7,52 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.