Title: Aplicações da Lei Newcomb-Benford às Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas
Authors: Cunha, Flávia Ceccato Rodrigues da
Bugarin, Maurício Soares
Publisher: Escola De Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 82 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Orçamento e Finanças
Abstract: Tendo em vista que recursos públicos são limitados e as necessidades de investimento no país são gigantescas, a qualidade do gasto público é essencial para que o Estado atenda melhor a população nas mais diversas formas. Para tanto são necessárias técnicas de gestão e mecanismos de controle que possam garantir boa gestão e eficiente atuação da Administração Pública. Uma importante situação em que há má gestão se refere à elaboração de orçamentos de obras públicas com valores acima dos referenciais de mercado (sobrepreço), que deve ser coibida utilizando-se mecanismos adequados controle. Este trabalho propõe uma nova metodologia de análise da regularidade das planilhas orçamentárias dessas obras, que poderia atuar em parceria com a Curva ABC e contribuir para uma seleção mais eficiente dos serviços das planilhas para análise de sobrepreço. A metodologia proposta tem por fundamento a regularidade estatística conhecida por Lei Newcomb-Benford, a qual propõe que as frequências dos primeiros dígitos em uma infinidade de bancos de dados aleatórios são decrescentes do 1 ao 9; o dígito 1 aparece em, aproximadamente, 30% dos dados, enquanto o 9 não atinge 5% desses valores. Este trabalho aplica a Lei Newcomb-Benford às planilhas de preços de obras públicas. Após introduzir a Lei Newcomb-Benford e suas principais aplicações na seção 1, apresenta os testes pertinentes da Lei em tela nas seções 2 e 3. Em seguida, nas seções 4, 5 e 6, aplicam-se esses testes às obras de reforma do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, de reforma do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, e à construção da Arena da Amazônia, no Amazonas. São confrontados os resultados sinalizados pelos testes da Lei Newcomb-Benford com a análise de preços do TCU, para essas três obras. Mostra-se que a Lei NewcombBenford sinalizou irregularidades que correspondem a mais de 70% dos valores de sobrepreço encontrados pelo TCU, no caso do Estádio Maracanã e da Arena Amazonas, e quase 50% no caso do aeroporto de Confins. Contudo, conclui-se neste trabalho que desvios em relação à Lei Newcomb-Benford não constituem prova conclusiva de manipulação, e uma conformidade não assegura a fidedignidade dos dados. O que se pode afirmar é que uma não conformidade indica que os dados precisam de uma investigação mais minuciosa. Dessa maneira, essa metodologia de mineração de dados, de simples e rápida aplicação, pode ser utilizada para identificar planilhas orçamentárias com maior chance de possuir alguma impropriedade.
Keywords: Gasto público;  Obras públicas;  Lei Newcomb-Benford
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
metadata.dc.description.additional: Prêmio SOF de monografias 2014. Tema 1: Qualidade do gasto público. Menção Honrosa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4707
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mencao-honrosa_2 2014.pdf845.93 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.