Title: Proposta de modelagem conceitual do Public Value Scorecard como instrumento integrado ao planejamento estratégico de um hospital universitário federal
Authors: Portulhak, Henrique
Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 58p.
Issue Date: 2013
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Políticas Sociais
Abstract: Os serviços de assistência à saúde oferecidos pelo Estado brasileiro têm sido uma preocupação crescente para sua população, o que fomenta o clamor pelo aumento no volume de recursos financeiros destinados a essa finalidade. Porém, diante dos desperdícios gerados pela corrupção e pela má administração desses recursos, faz-se importante a proposição de ferramentas que possam auxiliar no acompanhamento da qualidade dos serviços de assistência à saúde prestados à população, como o Public Value Scorecard. Esta investigação questiona: como desenvolver um modelo conceitual do Public Value Scorecard integrado ao planejamento estratégico de um hospital universitário federal? A pesquisa objetiva desenvolver um modelo conceitual de avaliação de desempenho baseado no Public Value Scorecard (PVS) que esteja integrado ao planejamento estratégico do hospital universitário federal objeto deste estudo. Os procedimentos do estudo de caso, com abordagem interpretativa e norteados por um protocolo elaborado para essa investigação, conduziram a um processo de modelagem conceitual de um sistema de avaliação de desempenho composto principalmente por indicadores e metas que foram cascateados aos seus diversos níveis hierárquicos. O processo de modelagem conceitual demonstra a compatibilidade do artefato proposto por Moore (2003) com a realidade investigada, sendo que a experiência relatada apresenta contribuições teóricas e práticas para a validação do modelo e replicação para instituições públicas semelhantes e demais organizações sem finalidades lucrativas.
Keywords: Avaliação de desempenho;  Public Value Scorecard;  Hospitais universitários federais;  saúde
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
metadata.dc.description.additional: Prêmio SOF de monografias 2013 - Tema 1: Qualidade do gasto público - 2º Lugar
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4696
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vi-premio-sof-livro-completo_2013.pdf20.5 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.