Title: Transparência Orçamentária Municipal Via Internet (TOM Web) no Contexto do Revigoramento Democrático e Republicano: uma proposta
Authors: Pires, Valdemir Aparecido
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 59 p.
Issue Date: Jul-2010
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: O objetivo desta monografia é sugerir a adoção, pelos municípios brasileiros, da Transparência Orçamentária Municipal (TOM Web), aqui definida (a partir de conceitos desenvolvidos pelo FMI e pela OCDE) e contextualizada (capítulo 3), como forma de atendimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00) e da Lei Complementar 131/09, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por meio da rede mundial de computadores (Internet). A sugestão é feita depois de uma breve e circunstanciada reflexão acerca da relação entre transparência, accountability e democracia (capítulo 1) e também sobre a contribuição da transparência para o revigoramento do republicanismo, tal como tratado pela corrente neorepublicana (capítulo 2). No capítulo 4 é apresentado o caso do Portal da Transparência do Município de São Carlos, para comprovar a viabilidade da proposta de TOM Web tal como aqui defendida. Assim, esta monografia oferece subsídios teóricos e práticooperacionais para sustentar as ações necessárias ao atendimento da LC 131/09 pelos municípios, de modo mais efetivo do que o simples cumprimento ritual das novas exigências (tantas vezes verificado no passado), com consequente aproveitamento da oportunidade histórica de qualificação da gestão das finanças públicas municipais, iniciada pelo advento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Keywords: Lei de responsabilidade fiscal;  democracia;  Finanças Pública
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
metadata.dc.description.additional: Prêmio SOF de monografias 2010- Tema 1: Qualidade do gasto público- 1º lugar
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4676
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tema-1-1o-lugar_2010.pdf1.19 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.