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dc.contributor.authorAraújo, Wagner Frederico Gomes de-
dc.date.accessioned2019-12-12T13:17:54Z-
dc.date.available2019-12-12T13:17:54Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4674-
dc.description.abstractOs processos de reforma do Estado têm levado os governos a buscar novas formas de gestão, visando aumentar a eficiência no dispêndio dos recursos públicos e o aumento da responsabilização e transparência, ou seja, da accountability. Dois importantes instrumentos para os governos buscarem esses objetivos são a participação popular no processo de alocação de recursos públicos e avaliação da execução desses gastos. O primeiro possibilita uma maior cidadania e a consolidação democrática, uma vez os cidadãos participam das decisões que vão influenciar a sociedade como um todo. Já o segundo permite verificar a eficiência e a eficácia, além dos resultados e metas obtidos pelas políticas públicas, configurando um instrumento de aprendizagem para formulações futuras. No Município de Belo Horizonte (MG - Brasil) foi desenvolvido nos últimos quinze anos o Orçamento Participativo (OP), processo no qual a população prioriza e determina os empreendimentos públicos a serem implementados com certa parte da Receita Municipal. O Orçamento Participativo abrange três atores: a população, os Delegados – civis eleitos pela população para representá-la na priorização, e a burocracia estatal. Ademais, há o OP Digital, onde qualquer cidadão pode participar diretamente por telefone ou Internet. Apesar do êxito desse projeto, verifica-se a necessidade de uma avaliação mais ativa do mesmo. Nesse sentido, este trabalho propõe uma avaliação participativa para o Orçamento Participativo, buscando comprovar que essa avaliação pode inovar em três dimensões fundamentais da Administração Pública: a dimensão cultural, uma vez que adota valores de responsabilização e transparência; a dimensão institucional-legal, já que cria uma nova forma de relação entre Estado e sociedade civil; e a dimensão gerencial, pois busca obter resultados práticos e objetivos.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjectavaliação democráticapt_BR
dc.subjectaccountabilitypt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBelo Horizontept_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.subjectorçamento participativopt_BR
dc.titleDo Orçamento Participativo à Avaliação Participativa: uma proposta de avaliação democrática e cidadã no Município de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 59 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.description.additionalPrêmio SOF de monografias 2008-Tema 2: Novas Abordagens do Orçamento Público- 2º lugarpt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
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