Título: Investimento Público em Infra-Estrutura e Crescimento Regional no Brasil
Autor(es): Maciel, Pedro Jucá
Editor: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 82 p.
Data: 2008
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Econômicas
Resumo: Este artigo tem o objetivo de propor um modelo de crescimento para a análise dos impactos econômicos das transferências regionais na economia brasileira. A modelagem proposta neste trabalho permite a análise da política fiscal do governo e seus efeitos no crescimento e convergência regional. A inovação desse trabalho foi especificar as despesas do governo com investimentos em infra-estrutura gerando impactos sobre a acumulação do capital e ao crescimento da produtividade total dos fatores (PTF). O efeito sobre a PTF, no entanto, tem relação decrescente com quantidade de infraestrutura disponível relativa ao PIB da região. Por meio de simulações, foi avaliada a dinâmica das principais variáveis macroeconômicas, além da eficiência das políticas de transferências fiscais ao alcance da convergência regional e crescimento econômico no Brasil. É possível mostrar que o paradigma de que as transferências fiscais no Brasil são incapazes de promover um processo de convergência regional, sem que haja perdas de crescimento para a economia nacional como um todo está errado. Porém, é condição necessária para o cumprimento desse fim a alteração do perfil do gasto público, ampliando a capacidade de investimento do Estado.
Palavras-chave: crescimento econômico;  políticas públicas;  PIB;  Brasil
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Observações/Notas: II Prêmio SOF de monografias-Tema 1: Qualidade do Gasto Público- 3º Lugar
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4671
Aparece nas coleções:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2022
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tema-1-3o-lugar.pdf2.93 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.