Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4446
Title: Sistema de informações urbanísticas territoriais do município de Palmas - TO
Authors: Sapienza, José Augusto
Medeiros, Mônica Rodrigues da Silva (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 45 páginas
Issue Date: 13-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: José Augusto Sapienza
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um diagnóstico das informações espaciais e passíveis de espacialização produzidas no âmbito da administração municipal de Palmas (TO) e na proposição de uma estruturação para dar subsídios a elaboração um Sistema Integrado de Informações Territoriais e Urbanísticas de Palmas (SIITUP). Neste sentido, foram feitos procedimentos com a finalidade de classificar as informações geradas no âmbito municipal, tomando como critérios o seguinte: a tipologia do dado; a periodicidade de renovação, para identificar a atualização deste dado dentro de um sistema de informações; a classificação das unidades gestoras da PMP baseada na produção das informações; e a hierarquização dos entes municipais, tomando como critério de diferenciação o volume de dados gerados e a importância para as ações de suporte a decisão na gestão territorial, atenta a fatores ambientais. Com base em todas as informações alcançadas no diagnóstico realizado, foi proposta a confecção do Plano Diretor de Geoprocessamento (PDGeo), que se mostra como um instrumento de planejamento e gestão da informação geográfica. Este deverá traçar as diretrizes e políticas estratégicas que regulamentem as ações para implantação e utilização de uma base corporativa, com vistas a auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável a partir da consideração de fatores que compõe o espaço e o território no âmbito físico, ambiental e institucional.
Keywords: biotecnologia;  Sistema Integrado de Informações Territoriais e Urbanísticas de Palmas (SIITUP).;  administração pública municipal
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4446
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mônica R. S. Medeiros.pdf727,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.