Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4429
Title: Fortalecimento da rede de proteção a mulher que sofre violência doméstica na RM do Cariri/CE.
Authors: Santos, Maria Vaneska Pinheiro
Rocha Neto, João Mendes da (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 40 páginas
Issue Date: 3-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Maria Vaneska Pinheiro Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Dentro do contexto brasileiro o patriarcalismo faz parte do seu passado recente o que é evidenciado pela postura machista apresentadas na mídia cotidianamente reforçando ainda mais a imagem da mulher de forma distorcida, ou seja, como submissas aos homens, o que tornou aval por anos para atitudes de poder do homem sobre a mulher e consequentemente pano de fundo para ações de cunho violento contra as mesmas. Devido a essas atitudes e a esses pensamentos, as mulheres mesmo lutando por espaços acabam por despercebidas e desrespeitadas na busca por melhores condições de trabalho; salários e representação na sociedade. Partindo da premissa que devemos desconstruir tal fato, que podemos entender que ações são necessárias nessa perspectiva. Para tanto que colocamos em pauta a região Metropolitana do Cariri, esta que se localiza no Ceará. O mesmo estado que se encontra como o terceiro lugar do Nordeste com casos de violência contra a mulher. Que o machismo até hoje atua nas vestimentas nas falas e na postura da mulher enquanto propriedade do companheiro o que estimula a atitude de cobrança de tal propriedade. O enfoque do nosso trabalho é justamente construir dados para compreender os fatores determinantes para essa violência de gênero. Essa fragilidade das ações de proteção voltadas às mulheres, onde, quando e como, esses fatores de ausência dos setores responsáveis pela proteção de mulheres vítimas de violência, estão defasados ou insuficientes e dessa forma evidenciar onde acontece a lacuna para que seja pensada a implementação de políticas públicas que visem o fortalecimento da rede metropolitana de proteção às mulheres vítimas de violência.
Keywords: violência doméstica;  violência contra a mulher;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4429
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria Vaneska Pinheiro dos Santos.pdf950,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.