Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4426
Title: Mercados públicos e feiras livres da região com foco na sustentabilidade econômica e ambiental
Authors: Sarmento, Maria do Socorro
Barandier, Henrique (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 22 páginas
Issue Date: 3-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Maria do Socorro Sarmento
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Os Mercados e Feiras livres remontam às mais antigas civilizações, inicialmente para troca dos produtos excedentes, hoje, desempenham múltiplas funções na sociedade e expressam uma identidade forte de função econômica, social e cultural. Com o propósito de contribuir para o fortalecimento dos mercados públicos e feiras livres da Região Metropolitana do Recife – RMR, com destaque na sustentabilidade econômica e ambiental, onde se busca demonstrar o potencial desses espaços comerciais na dinâmica da cidade. Como projeto piloto, fez-se um recorte cujo objetivo é apresentar um Plano de Intervenção para o Mercado Público e Feira Livre de Casa Amarela no Município do Recife/PE. A metodologia se deu com dados primários e secundários através de pesquisa descritiva e documental, pesquisa de campo com os feirantes, pesquisa bibliográfica, levantamento dos mercados e feiras existentes na Região Metropolitana do Recife, utilizou-se também um estudo comparativo dos costumes, comportamentos, diferenças e características da realidade presente com a realidade passada. Como resultado da pesquisa, vários aspectos foram observados, como pontos positivos: os preços mais acessíveis, boa qualidade dos produtos, maior competitividade e empreendedorismo; como pontos negativos: ausência de independência organizativa, falta de processos comerciais com integração, informalidade, produção de lixo orgânico X desperdício, e, ausência de percepção do poder cultural, social e político desses equipamentos públicos.
Keywords: sustentabilidade ambiental;  sustentabilidade econômica;  comércio informal;  empreendedorismo
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4426
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria do Socorro Sarmento.pdf433,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.