Title: Texto para discussão n. 11: um modelo de risco fiscal para o Tesouro Nacional
Authors: Ferrari, André Luiz Sant'Ana
Ornelas, José Renato Haas
Publisher: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Endereço Eletrônico: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-os-textos-para-discussao
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Texto para Discussão
metadata.dc.description.physical: 30 páginas
Issue Date: 2012
metadata.dc.rights.holder: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Abstract: Os recursos ordinários são fundamentais para a gestão do fluxo de caixa do Tesouro Nacional, uma vez que sua utilização depende apenas da discricionariedade do gestor. Para aumentar a flexibilidade da gestão do caixa do Tesouro Nacional, o governo federal criou a Desvinculação das Receitas da União e faz uso do contingenciamento para limitar os pagamentos e a execução de novas despesas. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de estimação do risco da arrecadação de recursos ordinários da União e aplicá-lo ao orçamento da União do ano de 2011. A medida de risco utilizada é o VaR (Value at risk). A estimação desse risco fiscal pode ajudar na decisão quanto ao montante a ser contingenciado no orçamento, a tudo mais constante. O resultado obtido estimou um VaR das receitas ordinárias para 2011, com um nível de confiança de 99%, de aproximadamente R$ 14 bilhões. Todavia, importante ressaltar que essa análise fica restrita ao risco fiscal de receitas ordinárias, que corresponde a uma parte da análise de contingenciamento do orçamento (composto também por outras peças orçamentárias, como por exemplo, receitas vinculadas e avaliação das despesas). Certamente o risco fiscal tem relação também com a frustração de outras fontes de receitas, bem como, o incremento das despesas. Futuras pesquisas poderão abordar essas questões. Esse artigo se limitará às oscilações das receitas ordinárias.
Keywords: tesouro nacional;  risco fiscal;  arrecadação de recursos ordinários;  contingenciamento;  orçamento público
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4404
Appears in Collections:Textos para Discussão do Tesouro Nacional
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 TEXTOS_Texto 11.pdf1.11 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.