Texto para discussão 2: Impacto dos programas oficiais de transferência de renda sobre a pobreza nas unidades da federação brasileira
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Reynaldo | - |
dc.contributor.author | Felício, Fabiana de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T19:16:44Z | - |
dc.date.available | 2019-09-17T19:16:44Z | - |
dc.date.issued | 2003-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4372 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é obter o impacto dos programas oficiais de transferência de renda sobre a pobreza nas unidades da Federação brasileiras, bem como avaliar o tamanho dos programas e a distribuição dos gastos. Cabe ressaltar que os resultados obtidos e as análises realizadas estão limitadas às informações disponíveis no Censo Demográfico do IBGE para o ano de 2000. Os resultados permitem observar que os gastos com transferências de renda, naquele ano, estiveram muito aquém do necessário para solucionar a pobreza; e que os recursos são mal alocados, de forma que os programas atendem mais as famílias não-pobres, assim como estas recebem benefícios, em média, maiores do que os distribuídos às famílias que estão abaixo da linha de pobreza. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper is to analyze the impact of Brazilian cash transfer programs on regional poverty; and evaluates the extent that the official programs have targeted towards poor families. Using the Brazilian Demographic Census (2000), we show that the level of transfers should be much higher to eliminate poverty. Moreover, we find that the targeting of the Brazilian cash transfer program is inadequate, where a percentage of non-poor families receiving benefits is higher compared to the poorer ones, as well as, the non-poor families get, on average, greater transferred amounts. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | transferência de renda | pt_BR |
dc.subject | pobreza | pt_BR |
dc.subject | programa de governo | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.title | Texto para discussão 2: Impacto dos programas oficiais de transferência de renda sobre a pobreza nas unidades da federação brasileira | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 35 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Orçamento e Finanças | pt_BR |
dc.description.additional | A série Texto para Discussão tem como objetivo divulgar resultados de trabalhos desenvolvidos pela área de pesquisa da Diretoria de Educação da Escola de Administração Fazendária, bem como outros trabalhos considerados de relevância tendo em vista as linhas de pesquisa da Instituição. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Textos para Discussão da Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
texto para discussão 2.2107106938 | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open | |
texto para discussão 2.odt | 2.54 MB | OpenDocument Text | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.