Title: Texto para discussão 10: Comportamento comparado dos principais governos brasileiros no ano da grande crise (2008/2009)
Authors: Afonso, José Roberto
Carvalho, Guilherme Luís Nilson Pinto de
Castro, Kleber Pacheco de
Publisher: Escola de Administração Fazendária (ESAF)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Texto para Discussão
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 39 p.
Issue Date: Mar-2009
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Abstract: Como os maiores governos brasileiros enfrentaram os efeitos da crise financeira global? Os impactos sobre receitas, gastos, resultados e dívidas foram próximos ou muito divergiram? A comparação entre as primeiras estatísticas oficiais de 2009 com iguais informações para 2008 permitem as primeiras e preliminares respostas destas questões. Ainda que a crise tenha atingido a economia brasileira, como a do resto do mundo, nos últimos meses de 2008, os seus impactos sobre as finanças públicas foram atenuados ou mitigados, especialmente por conta do prazo entre a geração dos fatos tributados e a sua efetiva arrecadação aos cofres públicos.
Keywords: crise financeira;  finanças públicas;  política econômica;  arrecadação tributária
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4349
Appears in Collections:Textos para Discussão da Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
texto para discussão 10.pdf253,62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
texto para discussão 10.odt3,3 MBOpenDocument Text View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.