Title: Regulação de qualidade de serviços em aeroportos concedidos no Brasil
Authors: Silva, Priscilla Thábata Alves da
metadata.dc.contributor.other: Guerriero, Ian Ramalho (Orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 148 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Priscilla Thábata Alves da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Este trabalho se propõe a apresentar, de maneira estruturada, as informações referentes à regulação de qualidade de serviços em aeroportos concedidos no Brasil. A abordagem escolhida para endereçar a presente pesquisa foi a análise exploratória e descritiva, apresentando algumas abordagens sobre os conceitos de qualidade, qualidade de serviços e qualidade de serviços em aeroportos. A intenção é discutir como as organizações podem utilizar estes conceitos na gestão da qualidade. Ademais, para contextualizar a aplicação desta ferramenta à realidade dos aeroportos concedidos no Brasil, foi elaborado um breve histórico sobre o surgimento das Agências Reguladoras e o processo de concessão aeroportuária, seu reflexo na regulação econômica e a diretriz para implementação desta ferramenta regulatória. Dessa forma, são apresentadas informações sobre a evolução e o aprimoramento da regulação ao longo dos processos de concessão de infraestrutura aeroportuária ocorridos no período de 2011 a 2017. Historicamente, os aeroportos podem ser considerados como ativos específicos com forte poder de mercado e, por este motivo, até a década de 1980 a maioria dos aeroportos do mundo era operada por empresas estatais. Contudo, as reformas administrativas e econômicas que ocorreram em países de grande relevância político-econômica no contexto capitalista deram força ao movimento de desregulamentação do transporte aéreo e à incorporação da participação de agentes privados na gestão de ativos públicos. Este novo cenário demarca as mudanças que envolvem a gestão do setor aeroportuário que passam a ter papel de destaque e a exercer influência sobre as práticas regulatórias. Nesse sentido, a regulação brasileira estabelece que o monitoramento da qualidade de serviço em aeroportos concedidos deve considerar um conjunto representativo de indicadores de medidas objetivas e subjetivas da qualidade total percebida no aeroporto. Em um mercado marcado pelo monopólio natural e pelas restrições de concorrência, é imperioso que o Estado, por intermédio de um órgão regulador, mantenha algum tipo de influência no mercado para auxiliar no funcionamento coordenado e equilibrado do sistema. O principal desafio observado, no entanto, é estabelecer marcos regulatórios capazes de minimizar as questões relacionadas à redução do nível de qualidade ou da baixa qualidade dos serviços, ao mesmo tempo em que permite adequações/ajustes para acompanhar eventuais mudanças de mercado, de forma que os incentivos se mantenham aderentes à realidade aeroportuária observada.
Keywords: aviação civil;  aeroportos;  concessão de aeroportos;  regulação econômica;  prestação de serviços;  qualidade;  agência reguladora
metadata.dc.educational.context: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4343
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Priscilla Silva.PDF1.1 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.